Síndrome de HELLP: o que é a condição sofrida por Lexa durante a gestação; cantora anunciou perda da Sofia

Na tarde desta segunda-feira, 10 de fevereiro, a cantora Lexa anunciou em suas redes sociais que sua filha Sofia não resistiu e faleceu no dia 5 de fevereiro. A bebê morreu três dias após o nascimento, no Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo. Sofia era fruto da relação dela com o ator Ricardo Vianna. A artista precisou ser hospitalizada no final de janeiro após ser diagnosticada com pré-eclâmpsia precoce.
A cantora falou sobre a chegada da filha e a difícil dor do luto. “O nosso milagre nasceu! No dia 05/02, minha filha amada nos deixou. Um luto e uma dor que eu nunca tinha visto igual. Vivi os dias mais difíceis da minha vida”, desabafou a artista em uma publicação feita em seu perfil na rede social.
Internação na UTI e na semi-intensiva
A cantora Lexa falou um pouco sobre os dias de internação no hospital. A famosa contou que, além do diagnóstico de pré-eclâmpsia, precisou lutar também contra a síndrome de HELLP. De acordo com a artista, foram 17 dias lutando pela vida dela e da pequena Sofia. Em um relato comovente, ela recordou o último dia de gestação.
Lexa disse que não conseguia dormir e que a bebezinha mexeu a noite toda: “… eu rezei tanto e implorei tanto para que tudo desse certo”, ressaltou em um trecho da postagem. A artista fez questão de frisar que a gestação corria bem até que ela recebeu o diagnóstico de pré-eclâmpsia.
A condição da cantora foi considerada extremamente grave e rara. O fígado, os rins e o doppler da bebê começaram a apresentar complicações. Por esse motivo, ela precisou ter o parto antecipado tão precocemente.
O que é pré-eclâmpsia e síndrome de HELLP?
A condição é específica da gravidez e apresenta sinais de que pode se tornar grave. A doença pode apresentar sinais por volta da 20ª semana de gestação. Alguns órgãos podem ficar comprometidos por causa da pré-eclâmpsia. Pode haver redução das plaquetas, risco de sangramento, insuficiência renal, edema agudo de pulmão e disfunção hepática.
A síndrome de HELLP é uma grave complicação gestacional que pode prejudicar diversos órgãos. A sigla HELLP significa hemólise, aumento das enzimas hepáticas e diminuição na contagem de plaquetas. A síndrome de HELLP é uma variante severa da pré-eclâmpsia, ligada à hipertensão gestacional. Caso não seja tratada, pode evoluir para eclâmpsia, levando a paciente a convulsões letais.