Então, olha só… vou tentar explicar o que rolou no debate de domingo (15) de um jeito mais tranquilo, porque, olha, o clima esquentou legal!. Pablo Marçal, que é candidato à prefeitura de São Paulo pelo PRTB, acabou indo parar no hospital depois de levar umas bordoadas, acredita? Tudo isso rolou durante o debate que estava passando na TV Cultura, e quem deu a “cadeirada” nele foi o José Luiz Datena, que é do PSDB. Eu vi isso acontecer ao vivo e nem acreditei!
Parece que Pablo Marçal estava provocando o Datena desde o começo, e aí chegou num ponto que o jornalista perdeu a paciência de vez. Sabe quando você vai cutucando até a pessoa estourar? Foi tipo isso. Só que, em vez de rolar só um bate-boca, o Datena se descontrolou de um jeito bizarro, levantou e acertou o Marçal com uma cadeira. Sério, coisa de filme! Mas o pior foi que o Marçal acabou machucado de verdade.
Depois do ataque, o Marçal gravou um vídeo lá do hospital pra falar do assunto. E, claro, aproveitou pra dar uma cutucada de volta no Datena. Ele falou algo tipo: “Eu jamais agrediria um idoso. Tenho controle emocional.” Pois é, ele deu essa alfinetada, ainda tirando onda da idade do Datena. Foi meio pesado, mas dá pra entender a bronca, né? Ele até lembrou de um caso antigo de assédio que rolou com o Datena, o que só deixou o cara mais nervoso ainda.
O Datena, por sua vez, não deixou barato. Ele disse que as acusações do Marçal eram calúnias e que esse negócio de assédio já tinha sido arquivado, que não tinha prova nenhuma e tal. Só que aí, no calor do momento, o Marçal chamou ele de “arregão” e foi aí que a treta saiu do controle. O Datena levantou de um jeito que eu achei que ele ia só gritar mais, mas não! Ele foi e tacou a cadeira no Marçal, que acabou com uma costela quebrada. Isso mesmo, quebrada!
A assessoria do Marçal confirmou que ele quebrou a costela e ainda machucou o braço, que tá imobilizado, e as mãos, que tão todas inchadas. Tudo porque ele tentou se defender na hora que a cadeira voou. O coitado foi levado às pressas pro hospital Sírio-Libanês, já que começou a ter problemas pra respirar. Isso tudo rolou depois da meia-noite, uma confusão só. No hospital, fizeram vários exames nele, tipo tomografia e ressonância, e aí confirmaram que a situação era mesmo grave.
Por causa disso, todos os compromissos de campanha do Marçal foram cancelados. Já era de se esperar, né? Com o cara desse jeito, sem condições de continuar. E claro, ele não ia deixar essa história passar em branco. Foi direto pra delegacia registrar um boletim de ocorrência contra o Datena, acusando o cara de lesão corporal e injúria.
Mas, se liga! Mesmo depois dessa pancadaria toda, a equipe do Marçal disse que ele ainda pretende participar do próximo debate, que vai rolar na terça-feira (17) na Rede TV. Não sei como ele vai conseguir, mas dizem que ele vai aparecer com uns curativos, todo machucado, mas firme e forte. Vai ser curioso ver se ele e o Datena vão se cruzar de novo depois de tudo isso, né? A galera tá ansiosa pra ver o que vai rolar.
E é isso aí! Mais um dia normal na política brasileira, cheia de barraco e confusão. Vamos ver como essa história vai terminar.