Lamentavelmente, a mulher de 76 anos que surpreendeu seus parentes ao acordar e bater em seu caixão durante o velório veio a falecer após sete dias em terapia intensiva, conforme informado por sua família no sábado (17/06). O caso, inicialmente marcado por um episódio surpreendente, acabou com um desfecho triste, deixando a família enlutada e reforçando a complexidade das situações médicas imprevistas.
Gilberto Barbera Montoya, filho da mulher, relatou à Associated Press que os médicos do hospital estadual para onde ela foi levada às pressas após o incidente confirmaram o falecimento dela na noite de sexta-feira. Esse desfecho doloroso encerra uma trajetória marcada por uma reviravolta inesperada e deixa a família enlutada diante da perda irreparável.
O Ministério da Saúde do Equador, em um comunicado oficial, confirmou que Bella Montoya faleceu devido a um derrame isquêmico após passar uma semana em terapia intensiva. O órgão relatou que Bella permaneceu sob “vigilância permanente”. No entanto, não foram fornecidas mais informações sobre a investigação médica em torno do caso. Essa declaração oficial oferece uma explicação sobre a causa da morte, trazendo mais clareza ao desfecho da situação.
Barbera Montoya destacou que ainda não recebeu nenhum relatório das autoridades sobre a explicação médica do ocorrido e alertou que as coisas “não vão ficar assim”. Ele informou que uma irmã da falecida denunciou formalmente o incidente, buscando identificar o médico que a declarou morta. Essa ação indica a busca da família por esclarecimentos e responsabilidade, sugerindo que há preocupações em torno do manejo do caso e das informações prestadas durante o ocorrido.
O incidente em que Bella Montoya acordou durante seu próprio velório em 9 de junho, após passar cinco horas dentro de seu caixão em uma funerária em Babahoyo, situada cerca de 208 quilômetros a sudoeste de Quito, capital do Equador, é notável e incomum. Esse acontecimento surpreendente despertou atenção significativa e levantou questões sobre os detalhes e circunstâncias que cercam essa situação extraordinária.
Os restos mortais de Bella Montoya, uma enfermeira aposentada, estão atualmente na mesma funerária onde ocorreu o incidente em que ela acordou durante o velório. Seu filho informou à Associated Press que ela será sepultada em um cemitério público. Este desfecho, após o episódio surpreendente durante o velório, traz um aspecto emocional adicional ao processo de despedida, enquanto a família busca honrar a memória de Bella Montoya de maneira respeitosa.
O Ministério da Saúde do país informou na semana passada que um comitê técnico foi formado para revisar o processo de emissão de atestados de óbito pelo hospital. Essa medida sugere uma resposta das autoridades para esclarecer e avaliar os procedimentos médicos em torno do caso de Bella Montoya, visando evitar situações semelhantes no futuro e garantir a integridade do processo de documentação de óbitos.
Uma mulher, de 76 anos, que foi declarada morta e surpreendeu seus parentes ao acordar e bater em seu caixão durante seu velório morreu após sete dias em terapia intensiva, em um hospital do Equador. A informação foi confirmada pela família no sábado (17). pic.twitter.com/e8HLCzeiql
— O Tempo (@otempo) June 18, 2023
O que acontece quando morremos?
Muitas pessoas preferem evitar pensar sobre o que acontece com seus corpos após a morte. No entanto, a decomposição, apesar de ser um processo muitas vezes ignorado, dá origem a uma nova forma de vida de maneira inesperada, destaca Moheb Costandi.
“Há possivelmente a necessidade de aplicar alguma força para realizar esse procedimento”, comenta a agente funerária Holly Williams enquanto move o braço de John, dobrando suavemente seus dedos, cotovelo e pulso. Com uma atitude tranquila, Williams reflete a natureza de sua profissão. Criada em uma funerária no norte do Texas, onde agora trabalha, ela lida com corpos quase diariamente desde a infância. Aos 28 anos, estima já ter trabalhado com cerca de mil corpos, recolhendo aqueles que faleceram recentemente na área de Dallas e Fort Worth e preparando-os para o funeral.