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Voepass: Áudios inéditos de pilotos e controle aéreo minutos antes da queda é revelado e choca: “Ele co…Ver Mais

Novos áudios obtidos com exclusividade revelaram os últimos instantes de comunicação entre a tripulação do voo 2283 da Voepass e o controle aéreo de São Paulo, pouco antes da queda da aeronave em Vinhedo (SP), no dia 9 de agosto de 2024. A tragédia, que matou 62 pessoas, é considerada o maior desastre aéreo no Brasil em quase duas décadas.

As gravações mostram que, mesmo diante de condições meteorológicas adversas, os pilotos mantiveram uma comunicação tranquila e não declararam emergência em nenhum momento. A troca de mensagens seguiu o padrão esperado para uma aproximação de pouso, com mudanças de frequência e confirmação de informações meteorológicas.

Gelo na fuselagem e falhas ignoradas: o que os áudios revelam

Dois minutos e meio antes da queda, o copiloto comentou na cabine: “Bastante gelo”. Cinco segundos depois, os pilotos acionaram o sistema de degelo da aeronave. No entanto, um minuto após essa ação, o controle da aeronave foi perdido. A caixa-preta registrou alertas como “cruise speed low” e “degraded performance”, indicando perda de velocidade e comprometimento operacional.

Investigações apontam que o sistema de degelo já havia apresentado falhas horas antes do voo, mas a pane foi omitida do diário de bordo por funcionários da Voepass, o que impediu uma manutenção adequada.

 sequência final: entre 13h14 e 13h22

Os áudios mostram que às 13h14min21s, o controle aéreo orientou a mudança de frequência. O piloto respondeu com tranquilidade. Em seguida, confirmou estar ciente das informações meteorológicas (“informação Sierra”) e retornou à frequência anterior. A última comunicação registrada foi às 13h14min59s, com agradecimentos protocolares.

Às 13h22min30s, o avião colidiu com o solo em Vinhedo. Não houve tempo para declarar emergência ou realizar manobras evasivas. A aeronave, um ATR 72-500, partia de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP).

Avião da Voepass já tinha falhas antes da queda em Vinhedo que matou 62, revela ex-funcionário

Investigação em curso e consequências para a Voepass

A Polícia Federal e o Cenipa seguem investigando as causas do acidente. A Voepass teve seu certificado de operação cassado em junho de 2025, após revelações de negligência e pressão sobre equipes de manutenção.

Funcionários relataram que falhas eram ignoradas para manter os voos operando, e que o sistema de degelo já havia sido apontado como problemático. Um mecânico chegou a afirmar que sentia “remorso desgraçado” por não ter registrado a pane oficialmente.

O que se sabe sobre a tragédia aérea em Vinhedo? - Folha PE

Um desastre que expõe falhas estruturais

A queda do voo 2283 expôs fragilidades nos protocolos de segurança e manutenção da aviação regional brasileira. A ausência de uma declaração de emergência nos áudios não significa que tudo estava sob controle — pelo contrário, revela o quão silenciosas e rápidas podem ser as falhas críticas em voo.

O caso segue como símbolo da importância da transparência operacional, da manutenção rigorosa e da responsabilidade institucional no setor aéreo.

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